quarta-feira, agosto 23, 2006

Hoje acreditei!!!

O Jorge recordou-me de mais uma prova da fraqueza da minha auto-estima.

Tenho algumas pessoas que gostam de mim e que me dizem, com alguma frequência, que sou uma pessoa bonita. Normalmente não acredito! Penso frequente que as pessoas me julgam pelo lado negativo e, quando elas não o fazem, eu não acredito!

Hoje, quando o Jorge me disse, acreditei!

As questões que se colocam neste momento são...
...porque é que eu não costumo acreditar? Porque o meu pai nunca mo disse!
...porque é que hoje acreditei? Não sei se foi porque me sinto bem, se foi porque o Jorge apenas me conhece pelo que escrevo, mas acreditei.

Obrigada, Jorge!

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o SDA.
Todos nos passamos por momentos de duvida na nossa vida, mas temos q aprender q a unica pessoa que temos q verdadeiramente podemos confiar e acreditar somos nos mesmos.
Os outros, por mais q nos amem ( pais principalmente) tem a tendencia para nos fazer duvidar. N e intensional mas pq por vezes nao tem a melhor imagem deles proprios, projectam essa imagem derrotada no mundo q os rodeia. Quando sabem q somos vulneraveis a eles, entao comecam a jogar com isso para nos fazer agir de modo q satisfazer os interesses deles. Nao acredito q seja por mal, mas p sentirem q nao controlam o seu destino precisam de controlar algo externo, e nada melhor do q os seus filhos.

Nao conheco bem a tua situacao com o teu pai, mas vejo q falas dele com certa magoa e tristesa. Nao compreendes pq ele nao te pode amar da maneira que tu precisas.

Venho de uma situacao parecida, o meu pai quase nao me fala. Sei que me ama a maneira dele. Talvez tenha sido a distancia, ou mesmo o tipo de personalidade que ele tem meio desligado, nao sei o que eh. O facto e que nunca contei com ele nos ultimos 28 anos.
A minha mae ao contrario, sempre esteve a meu lado, mandou a nossa familia p a frente, fez o impossivel p nos dar o melhor. Mas enquanto isto n e uma pessoa q nos ilogiava, nada nunca era suficientemente bom, as notas podia ter 19, nao era bom podia ter tido 20, os amigos nunca eram bons, a casa nunca tava bem arrumada. nunca se agarrou a mim para me dar um beijo e dizer que me amava. Eu adoro a minha mae, mas tenho pena da relacao que temos. Passei a minha adolescencia toda a procura de ser aprovada por ela, de ela me dizer alguma coisa bonita, que eu era inteligente, q conseguiria as coisas, etc. Mas n e assim. Ate hoje nao e assim.
Tive que lutar por mim propria pela minha estabilidade emocional e sinto que finalmente estou a quebrar a ultima corrente q me impede de ser totalmente independente emocionalmente. E essa e a corrente com a minha mae.
Durante anos tivemos uma relacao em que eu sempre acabava p fazer akilo que ela queria a espera de q um dia me aceitasse.
Um dia enchi...... faz este exercicio...
senta-te numa cadeira e relaxa respira fundo durante uns 5 min. Depois comeca a imaginar a historia da tua vida em rewind, vao passando cada imagem como se fosse um filme. Vai a procura do momento em que te lembras a primeira fez que tiveste medo. e qual era esse medo. depois pegas e escreves tudo o q te vier a cabeca tudo o q sentes, poe tudo ca p fora incertesa insegurance qm te pos o medo, medo de que?? porque tinhas medo etc. Depois de teres feito isso, les tudo o q escreveste e vais te apercebendo dos padroes, vais perceber a origem do problema. o porque do medo. Finalmente, concentra-te outra vez e transporta a menina rabiscos ( adulta) e vai ter com a pequenina, a miuda de 7 ou 8 anos. Imagina que a abracas, e diz-lhe em voz alta que nao tem que ter medo, que TU a ADULTA, nunca mais vais deixar q se sinta assim, que vais tomar conta dela, que nunca mais vais deixar q ninguem a magoe.

experimenta, resultou para mim. Isto libertou-me de muitos medos e a vida comecou a mudar p mim. Apercebi-me da origem de todos os males. E agora que te estou a dizer isto, acho q preciso de falar de novo com a natasha de 5 anos e dizer-lhe umas coisas. Tb tou a passar p uma fase de rotunda na minha vida, e preciso coragem p quebrar certos padroes.

SDA- quero te dizer que me admira muito a tua coragem, a tua coragem de ser feliz de procurar as coisas e faze-las acontecer para ti :)ha muito pouca gente assim no nosso pais.

beijinhos aos 2

Menina Rabisco disse...

Que comentários lindos. Adorei!!
É claro que os vou comentar e explicar algumas coisas sobre mim...vão ter é que esperar um pouquinho porque eu hoje estou atolada de trabalho.

A propósito...estou a adorar o meu trabalho novo!!! :) :)

Obrigada aos dois.

Beijinhos

PS: Natasha, não sei porquê, mas os teus comentários não chegam ao meu e-mail. Apenas ficam registados no blog. Sabes dizer-me porquê?

Anónimo disse...

Oi, nao sei pq n chegam ao teu mail, nem se quer sabia que iam la, o blog p onde escrevo no blogger nunca me manda notificacoes........
se calhar pq n tou registrada pelo blogger qdo deixo comentarios? mando-te o meu e-mail p e-mail ok.


fico feliz de saber q ta tudo a correr bem contigo no trabalho novo. isso e muito importante e vais ver q tb te vai ajudar a sentir melhor contigo propria :)

beijinhos e boa sorte

Menina Rabisco disse...

Natasha,

julgo que não será por não estares registada, porque já recebi mensagens de pessoas que não estão registadas neste bloger ou que são de outros. Por isso é que não percebo o problema.

Não te preocupes eu vejo os teus comentários nos posts.

Obrigada e Beijinhos.