domingo, agosto 20, 2006

As minhas etiquetas

O Criminoso mais mafioso da blogoesfera lançou-me o desafio de me auto-etiquetar. A quem interessar aqui ficam as 6 etiquetas que me dão a conhecer um pouco.

Etiqueta 1: Amo demais

Amo demasiado um homem que não me ama. Amo demais um homem emocionalmente inacessível. Teimo em lutar por este amor há 10 anos, porque ainda só conheço esta forma de amar que associa o amor, a luta, a rejeição e a dor.

Aprendi a amar assim através de um conjunto de vivências que tive durante o meu crescimento e através do modo de amar dos meus pais. Hoje procuro outras formas de amar. Ainda não encontrei. Ainda não aceitei amar sem dor.

Etiqueta 2: Madre Teresa de Cálcuta

Tenho a mania que sou a Madre Teresa de Calcutá. Tenho a mania de que consigo ajudar tudo e todos. Resultado é raro dizer não quando me pedem algo. É frequente dizer sim a um pedido, apesar de não me apetecer fazê-lo. No fundo, procuro reconhecimento pelos meus actos. Busco amor nestas pequenas coisas. Estou a aprender lentamente a dizer "Não me parece...", em vez de sim a tudo.

Etiqueta 3: Lutadora

Em tudo. Para o bem e para o mal. Luto por tudo o que quero. A nível profissional orgulho-me de algumas conquistas e julgo estar a começar a ter os dividendos da minha batalha. A nível afectivo, ainda não conheço outra forma de amar. Cresci a lutar pelo amor do meu pai (um homem emocionalmente inacessível). Luto "desde sempre" pelo amor do Meu grande amor (um homem emocionalmente inacessível). Hoje é o meu desejo eliminar esta etiqueta do campo afectivo e passar a olhar para os homens emocionalmente acessíveis. Esta é uma das minhas lutas diárias. :)

Etiqueta 4: Segura na insegurança

Sou segura: esta é a imagem que transmito a todos. É desta forma que a maioria das pessoas me vê (excluo daqui os amigos da blogoesfera, que são quem conhece o que me vai na alma!). É esta a imagem que projecto de mim e foi assim que me vi durante a maioria da minha vida.

Sou insegura: tomei consciência da minha necessidade de apoio e colo à muito pouco tempo. Foi um choque! Nesse momento, tive consciência de que não era quem pensava, tive consciência de que mentia a tudo e a todos. Mentia até a mim própria.

Sou insegura porque não me senti amada durante grande parte da minha vida. Sou insegura porque dependo do amor do meu pai para me sentir confiante. Convenci-me de que sou segura porque esta era a minha arma para despertar a sua atenção. Confiei na minha inteligência, nas minhas capacidades intelectuais e estudei. Estudei para que ele reconhece-se as minhas conquistas...e me amasse por isso!

Etiqueta 5: Montanha Russa

Os meus dias nunca são pacifícos. Vivo diariamente uma montanha russa de emoções contraditórias, opostas, semelhantes. Talvez seja por isso que eu ame as minhas rotinas. No fundo são elas que me seguram à terra. São elas que me estabilizam quando, internamente, tudo anda aos saltos.

Etiqueta 6: Mudança

É o que desejo viver neste momento. É a minha luta actual. Compeender-me para poder mudar. Compreender-me para ser feliz. No entanto, todos temos medo do desconhecido. Eu não sou diferente. Tenho medo de mudar....e, apesar de querer mudar, ainda me agarro às raízes que me impedem de seguir um novo caminho.


Pronto. Já está.
Espero não ter falado demasiado para mim e espero ter sido clara. Se não fui, perguntem ou comentem o que quiserem.

Agora chegou o momento de desafiar 6 amigos a etiquetarem-se. Escolhi:

- a Tessa do Tessa - Serpente 8
- o SDA do Ser Eu
- o Cláudio do Apetecia-me um blog
- a Maria Papoila do Crédito à Habitação
- a Natasha do Mundo através dos meus olhos
- a Redonda do Dona-Redonda

Espero que aceitem o meu desafio!

11 comentários:

JP disse...

Comentei um seu post anterior, mas foi este e um seu comentário noutro que o suscitaram. Sobre o desafio, a que eu chamo exposição, gostaria de dizer que admiro a coragem de quem o faz, considerando que a tentativa é de chegar a determinada pessoa, onde reside toda a importância do que aqui se diz. No entanto, a blogosfera tem os seus problemas, tão depressa estamos acompanhados por milhares de amigos que nos aconchegam de abraços e beijinhos, como no momento seguinte abrimos os olhos e vamos dormir sozinhos. Tem os seus perigos, como tudo o que socialmente nos relacciona. Os verdadeiros carinhos são de uma mão amiga, que nos toca quando menos o esperamos, onde mais queremos e quando mais precisamos.

Tiago Ribeiro disse...

Foste muito bem etiquetada sim senhor...

... esse tipo mais mafioso da blogosfera é o maior, acertou mesmo em quem devia etiquetar! Parabéns! Excelente etiquetação (se é que esta palavra existe).

Anónimo disse...

Aceito sim!!!! Assim que tiver um tempinho hoje ou amanha vou responder.
Eh engracado que ao ler senti que afinal nao sou a unica....... tb tenho mania de ser madre teresa, tb amo de mais, mas felizmente aprendi a nao amar de mais quem nao me ama. Tb sou uma lutadora e casmurra, sempre consigo as coisas quando as meto na cabeca, mas muitas vezes me acomodo por medo de tomar a inniciativa e mudar de vida....
bem depois deixo as minhas etiquetas p me conheceres melhor.
um grande beijinho
na

Tessa disse...

Vou etiquetar, sim. Mas pode ser quando chegar das minhas férias?

Menina Rabisco disse...

Claro Tessa. Quando puderes. Boas Férias.

Beijinhos.

Menina Rabisco.

redonda disse...

Bem, aceitei o desafio embora preferisse que fossem outros a etiquetar-me para depois poder contradizê-los...
E posso começar logo por aqui:
1ª etiqueta - gosto de desafios e enigmas;
2ª etiqueta: sou muito ligeiramente curiosa, tenho um pequeno espírito de contrariedade, sou levemente teimosa e sou um pouco "atada";
3ª etiqueta: não sei bem ainda quem ou como sou. Quero ser boa pessoa e de vez em quando consigo concretizar algumas boas intenções; outras vezes sou demasiado passiva e ando pela lua, sem a sensibilidade que gostaria de ter para com os outros;
4ª etiqueta - posso ser contraditória, umas vezes simpática, outras vezes fechada;
5ª etiqueta - arrependo-me sobretudo do que não fiz (e tanto que não fiz);
6ª etiqueta - às vezes sinto-me feliz e pensei que tal nunca mais viesse a suceder depois de algo que me abalou imenso e me fez questionar tudo à minha volta
7ª etiqueta - gosto de conhecer outras pessoas, encontrar amigos e novos mundos;
Pronto para já parece-me suficiente, sobretudo para quem quase no início começa por dizer que não sabe quem é...
Um beijinho

Menina Rabisco disse...

Redonda,
muito obrigada por teres aceite. Gostei do que li.
Beijinhos.

Menina Rabisco

Anónimo disse...

Eu sei que não tinha sido convidado. Sei que escrevi para aí coisas que até podem ter sido sem nexo. Mas disse de facto algo de muito errado ou não soube "postar" o meu comentário?

Claro que não há problema. Apenas gostaria de ficar esclarecido sobre o facto do meu comentário ter desaparecido...

:( Com as minhas desculpas

Alfredo

Menina Rabisco disse...

Alfredo, eu é que peço desculpa, porque não sei o que aconteceu ao seu comentário. Deve ter havido algum problema com o blog porque não recebi nem o outro comentário, nem este, no e-mail. Encontrei este porque vim ver os comentários do post.

Não tenho por política calar qualquer opinião. Posso não concordar, mas não apago opiniões. Normalmente, respondo e justifico porque não concordo.

Peço-lhe que deixe o seu comentário novamente ou me escreva para menina.rabisco@netcabo.pt.

Menina Rabisco

Cláudio disse...

Menina Rabisco.. espero que não me leves a mal, mas não gosto lá muito de etiquetas... Sei que não foi com esse significado que pretendeste fazer-nos o desafio, mas custa-me um pouco falar de mim assim de forma tão directa. No mundo dos blogues, gosto mais de me expressar de forma distanciada. Com os amigos "lá fora" ou por mail, falo de tudo sem problemas...
Espero que compreendas e digo-te que fiquei contente por ter merecido o teu convite. Espero não te ter desiludido.

Beijinho.

Menina Rabisco disse...

Cláudio,
é claro que não levo a mal. É a tua opção. Não te preocupes, não desiludiste.
Beijinhos.

Menina Rabisco