Hoje acreditei!!!
O Jorge recordou-me de mais uma prova da fraqueza da minha auto-estima.
Tenho algumas pessoas que gostam de mim e que me dizem, com alguma frequência, que sou uma pessoa bonita. Normalmente não acredito! Penso frequente que as pessoas me julgam pelo lado negativo e, quando elas não o fazem, eu não acredito!
Hoje, quando o Jorge me disse, acreditei!
As questões que se colocam neste momento são...
...porque é que eu não costumo acreditar? Porque o meu pai nunca mo disse!
...porque é que hoje acreditei? Não sei se foi porque me sinto bem, se foi porque o Jorge apenas me conhece pelo que escrevo, mas acreditei.
Obrigada, Jorge!
Tenho algumas pessoas que gostam de mim e que me dizem, com alguma frequência, que sou uma pessoa bonita. Normalmente não acredito! Penso frequente que as pessoas me julgam pelo lado negativo e, quando elas não o fazem, eu não acredito!
Hoje, quando o Jorge me disse, acreditei!
As questões que se colocam neste momento são...
...porque é que eu não costumo acreditar? Porque o meu pai nunca mo disse!
...porque é que hoje acreditei? Não sei se foi porque me sinto bem, se foi porque o Jorge apenas me conhece pelo que escrevo, mas acreditei.
Obrigada, Jorge!
4 comentários:
Concordo com o SDA.
Todos nos passamos por momentos de duvida na nossa vida, mas temos q aprender q a unica pessoa que temos q verdadeiramente podemos confiar e acreditar somos nos mesmos.
Os outros, por mais q nos amem ( pais principalmente) tem a tendencia para nos fazer duvidar. N e intensional mas pq por vezes nao tem a melhor imagem deles proprios, projectam essa imagem derrotada no mundo q os rodeia. Quando sabem q somos vulneraveis a eles, entao comecam a jogar com isso para nos fazer agir de modo q satisfazer os interesses deles. Nao acredito q seja por mal, mas p sentirem q nao controlam o seu destino precisam de controlar algo externo, e nada melhor do q os seus filhos.
Nao conheco bem a tua situacao com o teu pai, mas vejo q falas dele com certa magoa e tristesa. Nao compreendes pq ele nao te pode amar da maneira que tu precisas.
Venho de uma situacao parecida, o meu pai quase nao me fala. Sei que me ama a maneira dele. Talvez tenha sido a distancia, ou mesmo o tipo de personalidade que ele tem meio desligado, nao sei o que eh. O facto e que nunca contei com ele nos ultimos 28 anos.
A minha mae ao contrario, sempre esteve a meu lado, mandou a nossa familia p a frente, fez o impossivel p nos dar o melhor. Mas enquanto isto n e uma pessoa q nos ilogiava, nada nunca era suficientemente bom, as notas podia ter 19, nao era bom podia ter tido 20, os amigos nunca eram bons, a casa nunca tava bem arrumada. nunca se agarrou a mim para me dar um beijo e dizer que me amava. Eu adoro a minha mae, mas tenho pena da relacao que temos. Passei a minha adolescencia toda a procura de ser aprovada por ela, de ela me dizer alguma coisa bonita, que eu era inteligente, q conseguiria as coisas, etc. Mas n e assim. Ate hoje nao e assim.
Tive que lutar por mim propria pela minha estabilidade emocional e sinto que finalmente estou a quebrar a ultima corrente q me impede de ser totalmente independente emocionalmente. E essa e a corrente com a minha mae.
Durante anos tivemos uma relacao em que eu sempre acabava p fazer akilo que ela queria a espera de q um dia me aceitasse.
Um dia enchi...... faz este exercicio...
senta-te numa cadeira e relaxa respira fundo durante uns 5 min. Depois comeca a imaginar a historia da tua vida em rewind, vao passando cada imagem como se fosse um filme. Vai a procura do momento em que te lembras a primeira fez que tiveste medo. e qual era esse medo. depois pegas e escreves tudo o q te vier a cabeca tudo o q sentes, poe tudo ca p fora incertesa insegurance qm te pos o medo, medo de que?? porque tinhas medo etc. Depois de teres feito isso, les tudo o q escreveste e vais te apercebendo dos padroes, vais perceber a origem do problema. o porque do medo. Finalmente, concentra-te outra vez e transporta a menina rabiscos ( adulta) e vai ter com a pequenina, a miuda de 7 ou 8 anos. Imagina que a abracas, e diz-lhe em voz alta que nao tem que ter medo, que TU a ADULTA, nunca mais vais deixar q se sinta assim, que vais tomar conta dela, que nunca mais vais deixar q ninguem a magoe.
experimenta, resultou para mim. Isto libertou-me de muitos medos e a vida comecou a mudar p mim. Apercebi-me da origem de todos os males. E agora que te estou a dizer isto, acho q preciso de falar de novo com a natasha de 5 anos e dizer-lhe umas coisas. Tb tou a passar p uma fase de rotunda na minha vida, e preciso coragem p quebrar certos padroes.
SDA- quero te dizer que me admira muito a tua coragem, a tua coragem de ser feliz de procurar as coisas e faze-las acontecer para ti :)ha muito pouca gente assim no nosso pais.
beijinhos aos 2
Que comentários lindos. Adorei!!
É claro que os vou comentar e explicar algumas coisas sobre mim...vão ter é que esperar um pouquinho porque eu hoje estou atolada de trabalho.
A propósito...estou a adorar o meu trabalho novo!!! :) :)
Obrigada aos dois.
Beijinhos
PS: Natasha, não sei porquê, mas os teus comentários não chegam ao meu e-mail. Apenas ficam registados no blog. Sabes dizer-me porquê?
Oi, nao sei pq n chegam ao teu mail, nem se quer sabia que iam la, o blog p onde escrevo no blogger nunca me manda notificacoes........
se calhar pq n tou registrada pelo blogger qdo deixo comentarios? mando-te o meu e-mail p e-mail ok.
fico feliz de saber q ta tudo a correr bem contigo no trabalho novo. isso e muito importante e vais ver q tb te vai ajudar a sentir melhor contigo propria :)
beijinhos e boa sorte
Natasha,
julgo que não será por não estares registada, porque já recebi mensagens de pessoas que não estão registadas neste bloger ou que são de outros. Por isso é que não percebo o problema.
Não te preocupes eu vejo os teus comentários nos posts.
Obrigada e Beijinhos.
Enviar um comentário