quinta-feira, julho 13, 2006

Campanha Contra o Tabagismo




Ó meus amigos...
não havia necessidade...

Esta é a nova forma de prevenção do tabagismo da Cancer Patientes Aid Association. Colocar esta foto no tecto das salas de fumo.
Como fumadora, aviso: "Quer queiram, quer não, vocês também vão morrer um dia!!!"
Como apreciadora de publicidade, achei a ideia muito original e muito bem conseguida.
Como pessoa muito crítica a campanhas deste tipo, acho sempre piada a este tipo de prevenção, porque ainda existe a ilusão de que são estes anúncios que nos demovem de fumar.
Fica aqui uma sugestão para as entidades que fazem tentativas de prevenção do tabagismo (e do consumo de outras substâncias): a prevenção deve ser feita nas escolas (Nunca ouviram dizer "De pequenino se torce o pepino!") e entre não fumadores.
Fazer campanhas para os fumadores é deitar dinheiro ao lixo. Nós sabemos que nos faz mal, mas mesmo assim continuamos. Porque será que continuamos? É esta a pergunta que devem responder. Uma pista: existem muitos factores. Factores individuais, sociais, educacionais, culturais, etc..
A título de exemplo aqui fica um possível factor: para as crianças e jovens é muito mais relevante a possibilidade de inserção social entre os seus amigos (conseguida através deste tipo de consumos), que a remota possibilidade de um dia ficarem doentes e morrerem. Neste caso o que é necessário promover? O bom relacionamento interpesssoal.
E para complicar mais um bocadinho as coisas. Todos os possíveis factores variam de pessoa para pessoa. Isto quer dizer que, qualquer tentativa de prevenção do tabagismo deve ser multifactorial. Deve ter como alvo vários factores, não apenas a ideia de vamos adoecer e/ou morrer devido ao tabaco.

3 comentários:

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

rupigo disse...

todos temos q morrer ...
mas uns bem mais cedo q outros ;)
mas enfim ... nao condeno,
desde q respeitem os espaços
e não me obriguem a fumar tb

Anónimo disse...

Here are some latest links to sites where I found some information: http://googleindex.info/2280.html or http://google-index.info/3451.html